Como baixar arquivos por torrent
Última versão: 25/08/2024
O que é torrent?
Torrent é o arquivo usado no processo de torrenting. Durante ele, o processo de baixar um arquivo se dá não pela solicitação a um servidor maior que possui aquele arquivo, mas solicitando pedaços dos arquivos a outros "peers". Os peers são outros computadores controlados por pessoas tal como você; a ideia de P2P (Peer-to-peer) é justamente essa de cada unidade ter igual poder para contribuir com o processo.
Confuso? Um exemplo prático de como normalmente a internet opera: já ouviu falar de um determinado site cair por estar com muito tráfego? O servidor que possui as informações daquele site foi sobrecarregado com solicitações para acessar seus conteúdos (seja porque não houve planejamento devido para aquele momento de pico ou porque eles são muito raros) e não dá conta. Existe uma centralização daquele que possui as informações, o servidor, contra uma quantidade vasta de pessoas que irão solicitar essa informação. Isso não necessariamente é um problema, e muitos sites operam dessa maneira sem complicações.
O modelo P2P é radicalmente diferente no sentido de que aqueles que solicitam informações também podem entregar informações. Segue um exemplo com torrent para já compreendermos no que estamos nos metendo: imagine que você quer adquirir um arquivo tal, que está presente nos computadores de Fulano e Cicrano, e que você possui um arquivo que é de interesse a Beltrano. Aqueles que possuem os arquivos podem ser "seeders", isto é, "sementeadores" do arquivo. Desde que Fulano e Cicrano mantenham o arquivo que você deseja e deixem ele "seedando" (que só é possível mantendo o arquivo torrent associado ao processo), você irá obter o arquivo a partir dos arquivos que estão no computador deles! E desde que você faça o mesmo com o arquivo que Beltrano deseja, mantendo tanto o arquivo desejado quanto o torrent relacionado, ele também poderá obter o arquivo a partir do seu; são processos independentes, permitindo uma enorme interatividade. E o mais interessante: quanto mais pessoas estiverem "seedando" o arquivo que alguém deseja, mais rápido ele é baixado.
Dito isto, se alguém deu seed no arquivo raro que você tanto queria, por que não fazer sua parte e se tornar um seeder dele também?
Para facilitar o processo de torrenting, contamos com clientes de torrent que oferecem uma interface visual, assim sendo mais fácil de acompanhar.
Baixando o Client
A escolha do cliente é importante, uma vez que há histórias sobre clientes de torrent mal-intencionados incluindo mineradores de Bitcoin durante a instalação (mas não tenho como confirmar isso). Seguiremos baixando o client qBitTorrent uma vez que tenho familiaridade com ele, é consideravelmente popular, e possui a facilidade adicional de um motor de busca (mais sobre isso à frente).
Siga para a página de downloads do qBitTorrent e selecione de acordo com seu sistema operacional. Ao clicar no link correspondente, talvez note que a opção para Windows contém o termo "x64" ao lado. Praticamente toda máquina recente rodando Windows deverá selecionar a versão com x64 no final; quando baixando certas ferramentas na Internet, é possível que você se depare com versões alternativas com x32 ou x86 no final. Os específicos desses termos são meio complicados para aqueles não familiares, mas tem a ver com processadores, e você pode checar qual a versão do seu Windows seguindo estas instruções oficiais.
Uma vez baixado, execute o arquivo de instalação. Fique à vontade para ler as etapas de instalação (num geral, você deve!) e aceite a Nota Legal que aparece ao executar o programa pela primeira vez; tudo que ela informa é sobre sua responsabilidade no uso da ferramenta. Lembre-se que o uso de clientes de torrent em si não é ilegal de maneira alguma, e a ilegalidade parte do conteúdo compartilhado sem permissão. Afinal, é só uma forma de compartilhamento! Um toque importante, pessoalmente falando, é ir no menu de "Ferramentas > Opções" e modificar comportamentos para o que te deixar mais feliz.
Obtendo um torrent
A forma mais tradicional de iniciar o download de um arquivo por torrent seria baixando o arquivo .torrent em si. Você pode já saber de onde você vai tirar esse torrent, mas é possível que esteja perdido! É pra isso que servem sites indexadores: você pode pesquisar o que desejar e eles vão buscar torrents disponíveis para você. Existem vários sites indexadores, inclusive alguns mais especializados em nichos de conteúdos, ou que possuem filtros para determinados tipos de mídia como forma de te auxiliar na busca. Pra coisas simples (como filmes populares), é só entrar em qualquer indexador generalista e pesquisar que provavelmente haverá um resultado!
Ao clicar na página correspondente a um arquivo torrent determinado, você receberá mais informações sobre ele, como informações de quem realizou o upload e descrição. No caso de filmes com qualidade de arquivo superiores, não é incomum encontrar amostras para que você tenha uma ideia de como é o arquivo! Finalmente, quando decidir baixar, é provável que encontre duas opções diferentes: o download do arquivo Torrent, como já esperado, e uma outra opção de download por Magnet. O magnet permite baixar o arquivo da mesma forma, só há algumas diferenças no seu processo; a nível de leigo, não é muuito importante de compreender. Se desejar baixar dessa maneira, notará que o seu navegador provavelmente solicitará a abertura do arquivo diretamente no cliente de torrent, enquanto o download do arquivo de torrent requeriria que você abrisse o arquivo no cliente depois. Ambos processos são extremamente ágeis e, para você, terão a mesma finalidade, então faça o que for melhor.
Finalmente, não basta só pegar o primeiro arquivo que você encontrar que parece estar correto; uma vez que o processo de torrenting tem suas particularidades, há muito a se considerar! Primeiro, como não é possível garantir a segurança do arquivo sendo enviado (uma vez que você não conhece as pessoas disponibilizando eles), tente evitar arquivos que parecem suspeitos. Isso já é algo que você faria em outros formas de obtenção do arquivo, mas não custa alertar! Segundo, como a velocidade de download depende principalmente de quantas pessoas estão seedando, procure arquivos com mais seeders. Claro que isso não será sempre possível em caso de arquivos mais raros, e por vezes arquivos de menor qualidade possuem mais seeders porque são menores e/ou estão disponíveis antes dos outros; nesses casos, será necessário aceitar tempos de download mais longos em prol de uma experiência mais feliz.
Motor de busca do qBitTorrent
Esta seção é tecnicamente opcional, mas para aqueles não familiares com o mundo de torrenting, esta será uma ferramenta muito útil, fácil de usar, e com frequência suficiente para o que ela precisa; eu pessoalmente uso com frequência!
O cliente qBitTorrent disponibiliza um motor de busca que te permitirá buscar por torrents em vários sites diferentes ao mesmo tempo, diretamente do seu cliente. Para isso, clique no menu "Visualizar" e selecione o Motor de Busca. Muito provavelmente, você receberá um alerta de que não há Python instalado no seu computador; Python é uma linguagem de programação, e neste caso, a linguagem selecionada para construir esse motor. Não se preocupe, pode aceitar a instalação. Uma vez que a instalação do Python e do motor estiver finalizada, seu cliente passará a ter uma aba adicional chamada "Busca".
Clique na nova aba. Agora, será acusado que você não possui plugins de busca instalados, mas ele prontamente te sugerirá que é possível instalar novos apertando no botão "Plugins de busca..." no canto inferior direito.
Ao clicar, você verá uma lista vazia de plugins de busca, e deverá apertar em "Procurar atualizações". Pronto! Você vai receber um punhado de plugins prontos para uso, que serão listados depois de um instante, e já pode fechar a janela. Alternativamente, se você desejar adicionar um plugin de busca que não esteja presente, é exatamente no botão "Instalar um novo plugin" disponível nessa janela que você deve clicar.
Tente pesquisar o que você deseja na barra de pesquisa agora, e veja as opções aparecerem. Quando decidir qual arquivo deseja baixar, pode ou clicar duas vezes com o botão esquerdo ou uma vez com o botão direito para receber mais opções, como a Janela de Download, onde você poderá controlar a pasta de destino do arquivo na parte de "Salvar em". Existem mais opções, mas num geral elas são irrelevantes para o usuário médio; siga apertando em "OK" no final e seu torrent começará a baixar. Boa sorte! :D
Notas extras
Estes comentários não são relevantes para o processo de torrentear em si, mas podem ser úteis para o usuário médio.
Indexadores especializados
- Nyaa.si - focado em mídias do sudeste asiático, como mangás, animes, etc.